Traduzir

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Feito por www.AllBlogTools.com

Pesquisa

Pesquisa personalizada

sábado, 21 de maio de 2011

Música pode proteger o cérebro contra o envelhecimento


Estudo feito com músicos revelou que eles não perdem audição ou memória com os anos


Compartilhar:
Foto: Getty Images Ampliar
Músicos têm memória e audição mais preservadas
A descoberta é de um estudo conduzido por pesquisadores da Northwestern University, que compararam adultos de 45 a 65 anos de idade, com ou sem experiência musical.

“O treinamento musical ao longo da vida parece oferecer vantagens em pelo menos duas funções diferentes que costumam sofrer um declínio com a idade – a memória e a habilidade de ouvir falas em meio ao barulho”, disse Nina Kraus, autora do estudo e diretora do Laboratório de Neurociência da Audição da universidade.

A equipe de pesquisa liderada por Kraus constatou que 18 músicos participantes do estudo obtiveram resultados muito melhores em testes de memória auditiva e habilidade de ouvir falas em ambientes ruidosos em comparação aos 19 participantes sem experiência musical.

Leia também: Aparelhos de MP3 aumentam problemas de audição

Os resultados do estudo foram publicados na edição online do dia 11 de maio do periódico científico PLoS One.

“A dificuldade de ouvir falas em meio ao barulho é uma das reclamações mais comuns entre os idosos, mas a perda de audição relacionada à idade é somente parcialmente responsável por tal impedimento - que pode levar ao isolamento social e à depressão. Sabemos bem que adultos com praticamente o mesmo perfil de audição apresentam diferenças enormes na habilidade de ouvir falas em meio ao barulho”, observou Kraus.

Ela explica que o treinamento musical “afina” o sistema nervoso. “O som é a mercadoria em jogo no caso dos músicos, da mesma forma que um pintor de retratos está em perfeita sintonia com os atributos visuais da pintura que irá representar seu sujeito”.

E complementou: “Se seu material de trabalho é o som, então é razoável supor que as faculdades envolvidas em absorvê-lo, mantê-lo na memória e relacionar-se fisicamente com ele devem ser aguçadas. A experiência musical reforça os elementos que combatem problemas de comunicação relacionados à idade”.

Leia mais:
Dormiu ouvindo, acordou surdo
Música influencia o ritmo dos exercícios
Música é usada para tratar pressão alta
            
Fonte: http://saude.ig.com.br
Fonte: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário