Traduzir

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Feito por www.AllBlogTools.com

Pesquisa

Pesquisa personalizada

domingo, 28 de agosto de 2011

Português - Dúvidas - Dicas

         a) Como se diferenciar uma oração condicional de uma causal, uma vez que a condição pode ser apresentada como causa, e causa, como condição.
         Vejamos:
          Uma vez que cheguem os reforços, enfrentaremos os assaltantes! [Uma vez que cheguem os reforços] é a condição para que ocorra o enfrentamento dos assalatantes; no entanto, a orção está introduzida por uma conjunção condicional [Uma vez que] , a condição fica contaminada semanticamente da ideia de causa. Porém a oração deve ser analisada como condicional, porque equiavale : Se chegarem reforços, enfrentaremos os assaltantes.
          b) As conjunções que, porque e equivalentes, ora têm valor coordeantivo, ora têm valor subordinativo; no primeiro caso; chamam-se explicativas; no segundo, causais.
          Adriana ficou triste porque o marido a deixou.[ A orção se refere ao verbo (ficou) da oração principal]. O marido deixá-la [Adriana] foi a causa da tristeza da Adriana.
          Não se entristeça, Adriana, porque logo você terá mil homens aos seus pes. [ A oração apenas explica a razão de se ter feito a declaração anterior].
          c) A oração que se inicia por porque, que, etc. será explicativa e não causal, se a orção anterior a que se refere for imperativa: Vai, demônio, porque está na sua hora!
          d) Tudo o que não é sujeito ou não está no sujeito é predicado, excetuando-se o vocativo, pois sua função foge a estrutura da oração, não pertence nem ao sujeito nem ao predicado.

        

Nenhum comentário:

Postar um comentário