Traduzir

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Feito por www.AllBlogTools.com

Pesquisa

Pesquisa personalizada

terça-feira, 12 de março de 2013

Cristianismo - Um Plágio




                   Cristianismo e Judaísmo - O Cumprimento
   

                   Por Norman Geisler
          
                   Cristianismo e Mitraísmo.
                   Uma apologia, por Dr. Por Norman Geisler.


                   Alguns críticos contemporâneos do cristianismo argumentam que essa religião não é baseada na revelação dividna, mas foi emprestada das religiões de mistério, tais como o Mitraísmo. O autor mulçumano Yousuf Saleem Chishti atribui doutrinas como a divindade de Cristo e a expiação a ensinamentos pagãos dos pais da igreja.
                  Teoria de fonte pagã. Chishti tenta demosntrar a vasta influência das religiões de mistério sobre o cristianismo:
                  "A doutrina cristã da expeuição de pecados foi altamente influenciada pelas religiões de  mistério, principalmente o mitraísmo, que tinha seu filho de deus e mãe Virgem, crucificação e ressurreição após expiação dos pecados da humanidade e, fianlmente, sua ascensão so sétimo céu".
                   Ele acrescenta:
                  "Quem estudar os ensinamentos do mitraísmo juntamente com os do cristintianismo, certamente se surpreenderá coma a finidade que é visível entre eles, tanto que muitos críticos são obrigados a concluir que o cristianismo é o fac-símile ou a asegunda edição do mitraísmo (Chishti, p.87).
                 Chishti descreve algumas semelhnaças entre Cristo e MItra:
                 "Mitra fois considerado filho de Deus, fou um salvador e nasceu de uma virgem, teve doze discípulos, foi crucificado, ressucitou dos  mortos no terceiro dia, expiou os pecados da umanidade e voltou para o seu pai no céu(ibid.,87-8)
 

Seja Gente



                 Nunca deve valer como argumento a autoridade de qualquer argumento a autoridade de qualquer homem, por excelente e ilustre que seja...É sumamente injusto submeter o próprio sentimento a uma reverência submetida a outros; é  digno de mercenários ou escravos e contrário à dignidade humana sujeitar-se e submete-se: é um estupidez crer por costume inveterado; é coisa irracional conformar-se com uma opinião devido ao número dos que a têm...è necessário procurar sempre, em compensaçãpo, uma razão verdadeira... e ouvir a voz da natureza

Um preço da modernidade: crescentes taxas de depressão

         Este final de milênio está fazendo um Era de Melancolia, do mesmo modo como o século vinte se tronou a Era da Ansiedade. Dados internacionais mostram o que parece ser uma epidemia moderna de depressão, que se espalha de mãos dadas com a adoção, em todo o mundo, de modos modernos. Cada sucessiva geração  mundial desde o início do sécu que seus pais de sofrer uma grande depressão - não apenas tristeza, mas uma paralisante apatia, desânimo e pena de si mesmo - no transcorrer da vida. E esses episódios estão começando em idades cada vez mais baixas.  A depressão na infância, antes praticamente desconhecida( ou pelo menos, não reconhecida), surge como um dado do panorama moderno.[...]
          O rebaixamento até a infância da idade em que as pessoas primiero sentem depressão também parece valer para todo o mundo. Quando pedi a especialistas que arriscassem um palpite sobrre o motivo, surgiram várias teorias.
          O Dr. Frederick Goodwin, então diretor do Instituto Nacional de Saúde Mental, especulou:
          - Houve uma temenda erosão da família nuclear: o dobro da taxa de divórcios, a queda no tempo que os pais têm para os filhos e o aumento da mobilidade. A gente não se cria conhecendo muito a família maior. As perdas dessas fontes estáveis de autoidentificação significam uma maior susceptibilidade à depressão.
           O Dr. David Kupfer, presidente do Conselho de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de Pittsburgh, indicou outra tendência:
           - Com a disseminação da industrialização após a Segunda Guerra Mundial, num certo sentido ninguém tem mais um lar. Num número cada vez maior de famílias, vem aumentando a indiferença dos pais pelas necessidades dos filhos enquanto eles crescem. Isso não é uma causa direta da depressão, mas estabelece uma vulnerabilidade. Fatores de tensão mais cedo afetam o desenvolvimento neurônico, o que leva à depressão quando se está sob grande tensão mesmo décadas depois.
           Martin Seligman, psicólogo da Universidade da Pensilvânia, sugeriu:
           - Nos últimos trinta ou quarenta anos, vimos a ascensão do individualismo e o desaparecimento das crenças na religião e dos amparos da comunidade e da família maior. Isso significa uma perda dos recursos que podem proteger de reverses e fracassos. À medida que vemos um fracasso como uma coisa duradora e o ampliamos de modo que uma derrota momentânea se torne uma fonte duradora de desesperança. Mas se temos um perspectiva maior, como a crença em Deus e na outra vida, e perdemos o emprego, é apenas uma derrota temporária.
           Sejam quais forem as causas, a  depressão  os jovens é um problema premente.
                                                                                              Daniel Goleman. Inteligência emocional