Cristianismo e Judaísmo - O Cumprimento
Por Norman Geisler
Cristianismo e Mitraísmo.
Uma apologia, por Dr. Por Norman Geisler.
Alguns críticos contemporâneos do cristianismo argumentam que essa religião não é baseada na revelação dividna, mas foi emprestada das religiões de mistério, tais como o Mitraísmo. O autor mulçumano Yousuf Saleem Chishti atribui doutrinas como a divindade de Cristo e a expiação a ensinamentos pagãos dos pais da igreja.
Teoria de fonte pagã. Chishti tenta demosntrar a vasta influência das religiões de mistério sobre o cristianismo:
"A doutrina cristã da expeuição de pecados foi altamente influenciada pelas religiões de mistério, principalmente o mitraísmo, que tinha seu filho de deus e mãe Virgem, crucificação e ressurreição após expiação dos pecados da humanidade e, fianlmente, sua ascensão so sétimo céu".
Ele acrescenta:
"Quem estudar os ensinamentos do mitraísmo juntamente com os do cristintianismo, certamente se surpreenderá coma a finidade que é visível entre eles, tanto que muitos críticos são obrigados a concluir que o cristianismo é o fac-símile ou a asegunda edição do mitraísmo (Chishti, p.87).
Chishti descreve algumas semelhnaças entre Cristo e MItra:
"Mitra fois considerado filho de Deus, fou um salvador e nasceu de uma virgem, teve doze discípulos, foi crucificado, ressucitou dos mortos no terceiro dia, expiou os pecados da umanidade e voltou para o seu pai no céu(ibid.,87-8)