Estudo feito com músicos revelou que eles não perdem audição ou memória com os anos
Compartilhar:
“O treinamento musical ao longo da vida parece oferecer vantagens em pelo menos duas funções diferentes que costumam sofrer um declínio com a idade – a memória e a habilidade de ouvir falas em meio ao barulho”, disse Nina Kraus, autora do estudo e diretora do Laboratório de Neurociência da Audição da universidade.
A equipe de pesquisa liderada por Kraus constatou que 18 músicos participantes do estudo obtiveram resultados muito melhores em testes de memória auditiva e habilidade de ouvir falas em ambientes ruidosos em comparação aos 19 participantes sem experiência musical.
Leia também: Aparelhos de MP3 aumentam problemas de audição
Os resultados do estudo foram publicados na edição online do dia 11 de maio do periódico científico PLoS One.
“A dificuldade de ouvir falas em meio ao barulho é uma das reclamações mais comuns entre os idosos, mas a perda de audição relacionada à idade é somente parcialmente responsável por tal impedimento - que pode levar ao isolamento social e à depressão. Sabemos bem que adultos com praticamente o mesmo perfil de audição apresentam diferenças enormes na habilidade de ouvir falas em meio ao barulho”, observou Kraus.
Veja também:
E complementou: “Se seu material de trabalho é o som, então é razoável supor que as faculdades envolvidas em absorvê-lo, mantê-lo na memória e relacionar-se fisicamente com ele devem ser aguçadas. A experiência musical reforça os elementos que combatem problemas de comunicação relacionados à idade”.
Leia mais:
Dormiu ouvindo, acordou surdo
Música influencia o ritmo dos exercícios
Música é usada para tratar pressão alta
Fonte: http://saude.ig.com.br
Fonte:
Nenhum comentário:
Postar um comentário