Traduzir

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Feito por www.AllBlogTools.com

Pesquisa

Pesquisa personalizada

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Características Superdotados - Gifted Universe

Aqui a tradução de um post feito pela Elisa do Gifted Universe sobre as características dos superdotados, provavelmente não vou terminar hoje... Disponível em:http://gifteduniverse.com/category/characteristics-gifted-adult/page/7/

"Muitas pessoas pensam que só existe uma característica associada com ser um adulto com altas habilidades: alto nível de inteligência definido por um teste de Q.I. Apesar desta concepção errônea, ser superdotado não é o resultado de um teste de Q.I. e sim como um adulto superdotado pensa, se sente e percebe o mundo.

Características Definidoras de um Adulto Superdotado

1) Pensamento Diferenciado

Pensamento diferenciado é definido por acadêmicos/educadores/psicólogos de várias maneiras: divergente, complexo, resltado de um teste de Q.I., habilidade de assimilar quantidades significativas de informações rapidamente ( no entanto, esta habilidade depende do sujeito), a necessidade de entender informações em um nível mais profundo / saber o porquê. Independente das maneiras como pensamento diferenciado é definido, ser superdotado significa pensar de um modo diferente das outras pessoas, e falando de um modo geral, de um modo que possa ser mensurado.

Alguns traços comuns do pensamento de um superdotado incluem: perspectiva não-convencional, desconsideração do status quo, a necessidade de 'descobrir por você mesmo', grande variedade de interesses, a tendência a pensar sobre pensar (metacognição), vocabulário extenso, inclinação a analisar, curiosidade, e o desejo de 'resolver' problemas. O pensamento diferenciado de adultos superdotados e caracterizado pela tendência a regurlamente chegar a conclusões que diferem das aceitas pelo pensamento convencional e a chegar nestas conclusões rapidamente.

2) Intensidade

Já foi sugerido que a fisiologia e o pensamento diferenciado de adultos superdotados estão conectados. Essencialmente, o sistema nervoso de um adulto superdotado é disparado mais rapidamente do o de uma pessoa normal, criando uma experiência interna amplificada. Por exemplo, um adulto superdotado começa por pensar uma experiência diferentemente dos outros, simultaneamente a conectando-a e sintetetizando-a com vários outros pensamentos, e então tende a reprisar o pensamento em sua mente. Este fenômeno do 'interplay' amplificado do pensamento diferenciado e de emoções é particular à adultos superdotados e, embora possa obter várias formas, seu núcleo define o que é ser um adulto superdotado.

Estas duas características definem o que é ser um adulto superdotado, mas outros fatores interagem com o pensamento diferenciado e a intensidade; o ambiente, outras características pessoais e experiências também podem afetar quem uma pessoa é. Como resultado, adultos superdotados são um grupo diversificado e não podem ser definidos além do pensamento diferenciado e da intensidade. Entretanto, existem características adicionais que não definem um adulto superdotado, mas são mais comuns em adultos superdotados que na população geral.

Também deve ser frisado que a presença ou ausência das carcterísticas abaixo não determinam se um indivíduo é ou não superdotado, no entanto, possuir tais características, especialmente se combinadas, é um bom indicador de superdotação. Deidre V. Lovecky apontou que, para explicar as características associadas à superdotação é necessário descrevé-las separadamente, mas claro, elas não elas não existem isoladas, e sim interagem e reforçam umas as outras.

Características Comuns de Adultos Superdotados

Sobre-excitabilidades (Overexcitabilities) são um modo de explicar a intensidade percebida em adultos superdotados. Sobre-excitabilidade é a tradução de uma palavra polonesa que significa 'a capacidade de ser superestimulado'. Baseado nas teorias de Dabrowski e Piechowski, é sugerido que adultos superdotados possuem experiências sensoriais mais intensas e estas experiências sensoriais são quantitativamente diferentes do que as da maioria. Sobre-excitabilidades são dividas nas seguintes categorias:
1- Psicomotoras
2- Sensoriais
3- Intelectuais
4- Da Imaginação (Imaginational)
5- Emocionais

Percepção - habilidade de ler situações emocionais além da superfície/desgosto por superficialidade; relacionado ao pensamento diferenciado está a habilidade de prever resultados e consequências.

Assincronia - sentimento de estar em um passo diferente emocionalmente no ambiente externo ou internamente devido à desconexão entre seu intelecto e seus estados emocionais.
Enteléquia - a necessidade e o desejo de ser tudo aquilo que você pode ser.
Perfeccionismo - altos padrões para si mesmo e para outras pessoas; pode ser acompanhado por culpa e frustração quando o indivíduo não atinge suas próprias expectativas.
Idealismo/Alto Senso de Moral - tendência a ver as coisas em preto e branco; habilidade de se sentir indignado frente a injustiças.
Isolamento - Falta de pessoas 'iguais' com o mesmo nível intelectual e uma visão diferente do mundo podem resultar em um sentimento de estar só e desconectado.
Introversão - insto pode significar necessidade de estar sozinho para pensar, mas também pode significar que estar sozinho é necessário para se 'recarregar', em oposição aos extrovertidos que são energizados ao estarem cercados de outras pessoas. Introversão não significa necessariamente evitar ou não gostar da companhia de outros.
Este trabalho contém referências às teorias e aos trabalhos de: Kazimierz Dabrowski, Mary-Elaine Jacobsen, Deidre V. Lovecky, Michael Piechowski, Linda Kreger Silverman e Stephanie Tolan."

Nenhum comentário:

Postar um comentário